English version

Chamada de artigos para número temático
Estudos sobre têxteis históricos

Em colaboração com o grupo Textiles, Trade & Taste e a Universidade de Amesterdão, a revista convida submissões para um número temático dedicado a têxteis históricos e a sua investigação nas áreas das ciências da conservação, conservação e restauro, museus, arqueologia, história da arte e outras disciplinas relacionadas.

O foco deste número especial concentra-se nas diversas dimensões que envolvem o estudo de têxteis, mas também na combinação interdisciplinar de diversas áreas, para responder questões relacionadas com proveniência e datação; contextos histórico, artístico e socio-cultural de produção têxtil; tratamentos de conservação e preservação; e condições de exibição e armazenamento.

Neste sentido, tópicos para potenciais manuscritos podem incluir (mas não se limitam a):

  • Caracterização analítica e investigação científica dos materiais integrantes de objectos têxteis (corantes, fibras, fios metálicos, etc.), do seu estado de conservação e de processos de degradação;
  • Avaliação de estratégias de tratamento, armazenamento e/ou exibição de têxteis;
  • Investigação artística e histórica de têxteis, através do seu estudo estilístico, estrutural, iconográfico e/ou arquivístico;
  • Desenvolvimento de interacções e relacionamentos entre museus, visitantes e têxteis.

Os autores são convidados a submeter os seus manuscritos em inglês, português, espanhol ou francês, até 17 de Junho de 2018.

As normas para os autores estão disponíveis em inglês e em português, e podem ser consultadas aqui. Os manuscritos, assim como eventuais questões, devem ser enviados por e-mail à equipa editorial, através do endereço textiles.cham@gmail.com. Aquando do envio do respectivo manuscrito, os autores podem sugerir revisores para o emsmo, até um máximo de três pares.

Uma vez submetidos, os manuscritos serão sujeitos a revisão geral pela equipa editorial, para definir se estes se adequam aos objectivos do número temático. Os manuscritos seleccionados serão depois avaliados por pares anonimamente (peer reviewing). Os autores serão notificados com a respectiva avaliação dos pares, até Setembro 2018. Quando solicitados, os autores têm um mês para corrigir os manuscritos, que serão depois enviados aos pares para nova revisão. Uma vez aceites, os manuscritos serão disponibilizados online no final de 2018. O número temático será publicado em 2019.

Equipa editorial deste número temático:

ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal