English version
N.º 34
2020
pp. 73-87

 

< Anterior Seguinte >

Artigo
O caderno de esboços de um artista: o antigo retábulo da Sé de Goa (India) atribuído ao pintor Garcia Fernandes - influências iconográficas, estilísticas e estudo do desenho subjacente

Vanessa Antunes1,2,, Vitor Serrão1 , António Candeias3,4 , José Mirão3 , Sara Valadas3 , Maria Luísa Carvalho2 

1 ARTIS-Instituto História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ARTIS-FLUL), Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa, Portugal

2 LIBPhys-UNL, Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação, Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 2829-516, Caparica, Portugal

3 Laboratório HERCULES, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Largo Marquês de Marialva 8, 7000-676 Évora, Portugal

4 Laboratório José de Figueiredo, Direcção-Geral do Património Cultural (LJF-DGPC), Rua das Janelas Verdes 37, 1249-018 Lisboa, Portugal

* vanessahantunes@gmail.com

Resumo

O antigo altar-mor da Sé Catedral de Goa, atribuído a Garcia Fernandes e executado cerca de 1538, é um das mais antigas obras pictóricas ocidentais na Índia. Trata-se de uma obra de sobeja importância na afirmação da conquista de Goa pelos Portugueses reflectindo inclusivamente a influência da pintura portuguesa além-mar. O antigo altar-mor da Sé Catedral de Goa revela-se como uma obra crucial para o estudo do processo criativo de Garcia Fernandes. Evidenciam-se no esboço subjacente vigoroso destas pinturas diferentes tipologias de desenho, temáticas iconográficas abandonadas, bem como alterações formais de composições. Já o estudo iconográfico e estilístico anuncia influências norte e sul-europeias na escolha e representação das temáticas escolhidas em torno do Martírio de Santa Catarina. No presente estudo, esta obra é cotejada na execução do desenho subjacente e comparado com outras obras atribuídas a Garcia Fernandes.

Palavras-chave

Garcia Fernandes
Pintura portuguesa
Sé de Goa
Desenho subjacente
Reflectografia de infravermelhos
Iconografia

Idioma

Inglês

Título original

An Artist's Sketchbook: the former altarpiece of Goa Cathedral (India) attributed to the painter Garcia Fernandes - iconographic and stylistic influences and underdrawing study

DOI

10.14568/cp2018068

Download

PDF

Importar referência

RIS | Endnote

Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Antunes, V.; Serrão, V.; Candeias, A.; Mirão, J.; Valadas, S.; Carvalho, M. L., 'An Artist's Sketchbook: the former altarpiece of Goa Cathedral (India) attributed to the painter Garcia Fernandes - iconographic and stylistic influences and underdrawing study', Conservar Património 34 (2020) 73-87, https://doi.org/10.14568/cp2018068.

APA:
Antunes, V., Serrão, V., Candeias, A., Mirão, J., Valadas, S & Carvalho, M. L.. (2020). An Artist's Sketchbook: the former altarpiece of Goa Cathedral (India) attributed to the painter Garcia Fernandes - iconographic and stylistic influences and underdrawing study. Conservar Património, 34 73-87. DOI:10.14568/cp2018068.

Chicago:
Antunes, Vanessa, Vitor Serrão, António Candeias, José Mirão, Sara Valadas, and Maria Luísa Carvalho. 2020. "An Artist's Sketchbook: the former altarpiece of Goa Cathedral (India) attributed to the painter Garcia Fernandes - iconographic and stylistic influences and underdrawing study." Conservar Património 34:73-87. doi:10.14568/cp2018068.

NP405:
ANTUNES, Vanessa [et al.] – An Artist's Sketchbook: the former altarpiece of Goa Cathedral (India) attributed to the painter Garcia Fernandes - iconographic and stylistic influences and underdrawing study. Conservar Património. [Em linha]. 34 (2020) 73-87 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2018068>. ISSN 21829942.

ABNT:
ANTUNES, Vanessa et al. An Artist's Sketchbook: the former altarpiece of Goa Cathedral (India) attributed to the painter Garcia Fernandes - iconographic and stylistic influences and underdrawing study. Conservar Património, Lisboa, v. 34, p. 73-87, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2018068>. Acesso em: .

História

Recebido: 2018-12-9
Revisto: 2019-6-19
Aceite: 2019-6-27
Online: 2020-7-31

Referências

1 Serrão, V., 'Pintura e devoção em Goa no tempo dos Filipes: o mosteiro de Santa Mónica no "Monte Santo" (c. 1606 -1639) e os seus artistas'. Oriente 20 (2011) 11-50.

2 Baptista Pereira, F. A., 'A pintura num período de transição', in História da Arte em Portugal - O Renascimento, ed. D. Markl, Alfa, Lisboa (1986) 83-155.

3 Reis Santos, L., Garcia Fernandes, Artis: Lisboa (1957).

4 Caetano, J. O.; Garcia Fernandes, in Francisco Henriques: um pintor em Évora no tempo de D.Manuel I, ed. A. C. Gouveia, F. A. B. Pereira, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1997) 212-215.

5 Antunes, V.; Candeias, A.; Mirão, J.; Carvalho, M. L.; Serrão, V.; Dias, C. B.; Manhita, A.; Reis, M. E.; Manso, M., 'Preserving European paintings in Asian environment. The case of Goa Cathedral former altarpiece', Structural Integrity Procedia 5 (2017) 1078-1085, https://doi.org/10.1016/j.prostr.2017.07.081.

6 Antunes, V.; Candeias, A.; Mirão, J.; Carvalho, M. L.; Serrão, V.; Dias, C. B.; Manhita, A.; Cardoso, A.; Manso, M., 'On the origin of Goa Cathedral former altarpiece: Material and technical assessment to the work of Garcia Fernandes, Portuguese painter from 16th century Lisbon workshop', Microchemical Journal 138 (2018) 226-237, https://doi.org/10.1016/j.microc.2018.01.018.

7 Valadas, S.; Freire, R.; Cardoso, A.; Mirão, J.; Vandenabeele, P.; Caetano, J. O.; Candeias, A. 'New insight on the underdrawing of 16th Flemish-Portuguese easel paintings by combined surface analysis and microanalytical techniques', Micron 85 (2016) 15-25, https://doi.org/10.1016/j.micron.2016.03.004.

8 Van Asperen De Boer, J. R. J., 'Infrared Reflectography: a Method for the Examination of Paintings', Applied Optics 7(9) (1968) 1711-1714. http://doi.org/10.1364/ao.7.001711.

9 Musées Royaux Des Beaux-Arts De Belgique, The Flemish primitives: catalogue of early Netherlandish painting in the Royal Museums of Fine Arts of Belgium, Brepols (2009).

10 Billinge, R.; Campbell, L.; Dunkerton, J.; Foister, S.; Kirby, J.; Pilc, J.; Roy, A.; Spring, M.; White, R., 'Methods and Materials of Northern European Painting in the National Gallery, 1400-1550', National Gallery Technical Bulletin 18 (1997) 6-55.

11 National, G.; Campbell, L., The Fifteenth Century Netherlandish Schools, National Gallery Publications, London (1998).

12 Caetano, J. O., 'Garcia Fernandes. Uma exposição à procura de um pintor', in Garcia Fernandes - um pintor do renascimento. Eleitor de Misericórdia de Lisboa, ed. J. O. Caetano, Santa Casa da Misericórdia, Museu de São Roque, Lisboa (1998) 11-77.

13 Carvalho, J. A. S., 'Oficinas de Lisboa. Garcia Fernandes', in Cores, figura e luz. Pintura portuguesa do século XVI na colecção do Museu Nacional de Soares dos Reis, ed., Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto (2004) 28-35.

14 Reis-Santos, L., 'Base para a identificação do pintor quinhentista Garcia Fernandes', Diário de Notícias August 18 (1955).

15 Reis-Santos, L., Estudos de pintura antiga, ed. Reis-Santos (1943)

16 Serrão, V., 'Garcia Fernandes', in No tempo das Feitorias - A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos II (1992) 142-148.

17 Caetano, J. O., 'Mestres luso-flamengos em Évora - A pintura e o desenho', in Primitivos portugueses, 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves, ed. J. A. S. Carvalho, Museu Nacional de Arte Antiga & Athena, Lisboa (2010) 276-293.

18 Caetano, J. O., 'Lisboa, a grande oficina', in Primitivos portugueses, 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves, ed. J. A. S. Carvalho, Museu Nacional de Arte Antiga & Athena, Lisboa (2010) 200-227.

19 Batoréo, M.; Serrão, V., 'O Retábulo de São Bartolomeu da Sé de Lisboa. Garcia Fernandes numa obra de Parceria', in Garcia Fernandes- um pintor do renascimento. Eleitor de Misericórdia de Lisboa, ed. J. O. Caetano, Santa Casa da Misericórdia, Museu de São Roque, Lisboa (1998) 87-103.

20 Caetano, J. O., O Retábulo de São Bartolomeu da Sé de Lisboa. Garcia Fernandes numa obra de Parceria. Santa Casa da Misericórdia, Museu de São Roque, Lisboa (1998).

21 Caetano, J. O., 'Jorge Afonso, uma interrogação essencial na pintura primitiva portuguesa', PhD dissertation, Universidade de Évora, Évora (2013).

22 The Beheading of Saint Catherine of Alexandria, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00554/AN00554348_001_l.jpg (accessed 2018-07-21).

23 The Beheading of Saint Catherine of Alexandria, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00059/AN00059259_001_l.jpg (accessed 2018-07-21).

24 The Beheading of Saint Catherine of Alexandria, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00071/AN00071525_001_l.jpg (accessed 2018-07-21).

25 The Martyrdom of St Catherine, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN01250/AN01250943_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

26 'Monogrammist IE', in The Trustees of the British Museum, https://www.britishmuseum.org/research/search_the_collection_database/term_details.aspx?bioId=47650 (accessed 2018-2-2).

27 'Aubert le Mire', in The Trustees of the British Museum, https://www.britishmuseum.org/research/search_the_collection_database/term_details.aspx?bioId=23058 (accessed 2018-2-3).

28 Aikin, J.; Enfield, W.; Morgan, T.; Johnston, W., General Biography: Or, Lives, Critical and Historical, of the Most Eminent Persons of All Ages, Countries, Conditions, and Professions, Arranged According to Alphabetical Order. G. G. and J. Robinson (1808).

29 St Catherine Disputing with Fifty Philosophers, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459900_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

30 St Catherine Being Tortured, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459902_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

31 The Queen and Porphyrius Converted by St Catherine, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459910_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

32 The Beheading of the Queen and Porphyrius, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459909_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

33 The Life of St. Catherine of Alexandria, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459907_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

34 The Deposition of St Catherine by Angels on Mount Sinai, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459986_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

35 La Vita Di Caterina Vergine and Martire, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00453/AN00453134_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

36 Deposizione Di Santa Caterina D'alessandria Nel Sepolcro, http://www.lombardiabeniculturali.it/stampe/schede/C0110-00337/ (accessed 2018-07-23).

37 The Burial of St Catherine, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00430/AN00430257_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

38 The Burial of St Catherine, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00225/AN00225937_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

39 The Burial of St Catherine, https://www.antichitacastelbarco.it/it/prodotto/scuola-veneziana--500---bottega-di-jacopo-tintoretto- (accessed 2018-07-23).

40 St Catherine as a Martyr, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459892_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

41 St Catherine as a Martyr, 'https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00046/AN00046743_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

42 Creation of Eve, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00068/AN00068238_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

43 Transfiguratio Domini Nostri Iesu Christi, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00906/AN00906498_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

44 The Last Judgement, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00073/AN00073189_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

45 Christ Enthroned, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00544/AN00544838_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

46 The Assumption of the Virgin, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00045/AN00045867_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

47 Metzger, C.; Berrie, B., 'Gerard David's St. Anne Altarpiece: Evidence for Workshop Participation', in Historical Painting Techniques, Materials, and Studio Practice: Preprints of a Symposium, ed. A. Wallert, E. Hermens, M. Peek, Getty Conservation Institute, USA (1995) 127-134.

48 St Anthony of Padua Surrounded by Scenes from His Life, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00037/AN00037749_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

49 Resurrection of Christ, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00565/AN00565071_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

50 Birth of the Virgin, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00565/AN00565058_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

51 The Death of the Virgin, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00042/AN00042867_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

52 Antunes, V., 'Técnicas e materiais de preparação na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI', PhD dissertation, Universidade de Lisboa, Lisboa (2014).

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2018068

ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal