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N.º 33
2020
pp. 44-52

 

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Artigo
O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras

Maria Mota Almeida1,*, Clarisse Mendes1, Carmen Fernández1

1 Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras, Portugal

* mariamotal@gmail.com

Resumo

A Escola Secundária Sebastião e Silva possui, tal como muitas escolas secundárias existentes em Portugal e noutros países, importantes coleções científicas. Estas são compostas, maioritariamente, pelos núcleos das Ciências da Natureza, Física e Química, revelando-se fundamentais quer como testemunhos da memória e identidade deste antigo Liceu, quer evidenciando as práticas pedagógicas adotadas na instituição, contribuindo para a história das ciências e da educação em Portugal. São, ainda, o espelho do valor dado a estas disciplinas pela instituição patente, por exemplo, nas preocupações inerentes à seleção do material constitutivo da coleção. O objetivo do presente artigo é o de explicar o contexto de constituição do acervo e de institucionalização do Núcleo Museológico, em que a relevância das coleções se cruza com o seu incomensurável valor patrimonial, enquanto construtor de uma identidade e memória coletiva da escola e da comunidade educativa. Pretende-se, seguidamente, explicar as estratégias de interação pedagógica já implementadas e, por fim, destacar os problemas e as perspetivas de futuro. Refletir-se-á, deste modo, acerca da relevância deste património numa era de tecnologias digitais e sobre os principais desafios colocados à sua preservação, estudo, interpretação e divulgação.

Palavras-chave

Memória Coletiva
Património
Educação
Acervo
Preservação
Divulgação

Idioma

Português

Título original

O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras

DOI

10.14568/cp2018041

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Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Almeida, M.M.; Mendes, C.; Fernández, C., 'O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras', Conservar Património 33 (2020) 44-52, https://doi.org/10.14568/cp2018041.

APA:
Almeida, M.M., Mendes, C., & Fernández, C. (2020). O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras. Conservar Património, 33 44-52. DOI:10.14568/cp2018041.

Chicago:
Almeida, M.M., C. Mendes, and C. Fernández. 2020. "O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras." Conservar Património 33:44-52. doi:10.14568/cp2018041.

NP405:
ALMEIDA, M.M., MENDES, C., & FERNÁNDEZ, C. – O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras. Conservar Património. [Em linha]. 33 (2020) 44-52 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2018041>. ISSN 21829942.

ABNT:
ALMEIDA, M.M.; ROMEIRAS, M.M.. O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras. Conservar Património, Lisboa, v. 33, p. 44-52, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2018041>. Acesso em: .

História

Recebido: 2018-8-14
Revisto: 2019-1-14
Aceite: 2019-5-30
Online: 2020-3-4

Referências

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Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2018041

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