English version
N.º 23
2016
pp. 97-101

 

< Anterior Seguinte >

Nota
O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular: o caso do Instituto Politécnico de Tomar

António João Cruz1,2,*, Maria Teresa Desterro1,3

1 Laboratório de Conservação e Restauro, Instituto Politécnico de Tomar, Estrada da Serra, 2300-313 Tomar, Portugal

2 Laboratório Hercules, Palácio do Vimioso, Largo Marquês de Marialva, 8, 7000-809 Évora, Portugal

3 Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Secção Francisco de Holanda, Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal

* ajccruz@gmail.com

Resumo

A formação que dá acesso à profissão de conservador-restaurador, neste momento, implica a frequência consecutiva de dois cursos - o de licenciatura e o de mestrado. Esta situação coloca um conjunto de problemas relacionados com as licenciaturas que dão, ou devem dar, admissão ao mestrado. Estes problemas são aqui discutidos com base na experiência do Instituto Politécnico de Tomar (Portugal).

Palavras-chave

Conservação e Restauro
Ensino
Mestrado
Acesso
Profissão

Idioma

Português

DOI

10.14568/cp2015026

Download

PDF

Importar referência

RIS | Endnote

Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Cruz, A. J.; Desterro, M. T., 'O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular: o caso do Instituto Politécnico de Tomar', Conservar Património 23 (2016) 97-101, https://doi.org/10.14568/cp2015026.

APA:
Cruz, A. J., & Desterro, M. T. (2016). O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular: o caso do Instituto Politécnico de Tomar. Conservar Património, 23 97-101. DOI:10.14568/cp2015026.

Chicago:
Cruz, António João, and Maria Teresa Desterro. 2016. "O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular: o caso do Instituto Politécnico de Tomar." Conservar Património 23:97-101. doi:10.14568/cp2015026.

NP405:
CRUZ, António João; DESTERRO, Maria Teresa – O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular: o caso do Instituto Politécnico de Tomar. Conservar Património. [Em linha]. 23 (2016) 97-101 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2015026>. ISSN 21829942.

ABNT:
CRUZ, António João; DESTERRO, Maria Teresa. O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular: o caso do Instituto Politécnico de Tomar. Conservar Património, Lisboa, v. 23, p. 97-101, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2015026>. Acesso em: .

História

Recebido: 2015-12-22
Aceite: 2016-4-8
Online: 2016-4-11
Publicação: 2016-7-28

Referências

1 'Ecco Professional Guidelines (III): Basic Requirements for Education in Conservation-restoration' (2004), European Confederation of Conservator-Restorers' Organisations, http://www.encore-edu.org/ecco3.html?tabindex=1& tabid=172 (acesso em 8-10-2015).

2 'E.C.C.O.-ENCoRE Paper on Education and Access to the Conservation-restoration Profession' (2003) European Network for Conservation-Restoration Education, http://www.encore-edu.org/ENCoRE-documents/ECCOENCoRE.pdf (acesso em 8-10-2015).

3 Competences for Access to the Conservation-restoration Profession, 2.ª ed., ECCO, Brussels (2011).

4 'Formação', Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, http://www.arp.org.pt/profissao/formacao.html (acesso em 8-10-2015).

5 Figueira, F., 'A disciplina/profissão de conservação-restauro: uma ciência recente e o seu desenvolvimento em Portugal', Conservar Património 21 (2015) 39-51, doi:10.14568/cp2014004.

6 Remígio, A. V., 'O Decreto-Lei n.º 140/2009 como instrumento para a salvaguarda do património cultural e o reconhecimento do papel do conservador-restaurador em Portugal', Conservar Património 12 (2010) 43-50, https://doi.org/10.14568/cp12_4.

7 'Portaria n.º 623/89, de 5 de Agosto', Diário da República - I série 179 (1989) 3141.

8 Coroado, J. F., 'A conservação e restauro no Instituto Politécnico de Tomar: conhecimento, competências e aptidões', Pós 4(8) (2014) 172-187.

9 'Portaria n.º 343/90, de 7 de Maio', Diário da República - I série 104 (1990) 2118-2119.

10 'Portaria n.º 875/92, de 8 de Setembro', Diário da República - I série-B 207 (1992) 4279.

11 'Portaria n.º 34/91, de 15 de Janeiro', Diário da República - I série-B 12 (1991) 214-218.

12 'Portaria n.º 413-E/98, de 17 de Julho', Diário da República - I série-B 163 (1998) 3470(12)-3470(23).

13 'Portaria n.º 524/99, de 21 de Julho', Diário da República - I série-B 168 (1999) 4500-4504.

14 'Portaria n.º 1046/2000, de 27 de Outubro', Diário da República - I série-B 249 (2000) 6076-6078.

15 'Portaria n.º 1553/2002, de 26 de Dezembro', Diário da República - I série-B 298 (2002) 8088-8090.

16 'Portaria n.º 875/2005, de 29 de Agosto', Diário da República - II série 165 (2005) 12591-12593.

17 'Despacho n.º 2352/2007, de 14 de Fevereiro', Diário da República - 2.ª série 32 (2007) 4404-4005.

18 'Despacho n.º 8082/2007, de 7 de Maio', Diário da República - 2.ª série 87 (2007) 11782-11798.

19 'Despacho n.º 11652/2008, de 23 de Abril', Diário da República - 2.ª série 80 (2008) 11585-11587.

20 'Full Members of ENCoRE' European Network for Conservation-Restoration Education, http://www.encore-edu.org/fullmembers.htm (acesso em 8-10-2015).

21 'Despacho n.º 10071/2012, de 24 de Setembro', Diário da República - 2.ª série 185 (2012) 32111-32112.

22 'Despacho n.º 12166/2011, de 15 de Setembro', Diário da República - 2.ª série 178 (2011) 37324-37325.

23 Desterro, M. T.; Cruz, A. J., 'O ensino da Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar: desafios e perspectivas', comunicação, Jornada Comemorativa do 20.º Aniversário da ARP - Síntese e Perspectivas da Conservação e Restauro em Portugal, ARP, Lisboa (2015).

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2015026


< Anterior Seguinte >
ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal