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N.º 22
2015
pp. 67-72

 

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Nota
Pintar com ouro: douradores no Norte Alentejo nos séculos XVII e XVIII

Patrícia Alexandra Rodrigues Monteiro

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ARTIS/Instituto de História da Arte/Lisboa, Portugal,

patriciamonteiro76@gmail.com

Resumo

Este artigo irá demonstrar que o contexto artístico na região do Norte Alentejo, muito dinâmico no século XVI e enriquecido pela presença de artistas quer nacionais quer internacionais, evoluiu lentamente durante o final do século XVII e todo o século XVIII para uma realidade marcada principalmente pela atividade de pintores locais, a maioria deles desconhecidos, que se tornaram cada vez mais versáteis, trabalhando em pintura a óleo, a fresco e, também, em douramentos. Para melhor caracterizar esta realidade serão apresentados alguns exemplos de artistas que trabalharam em várias técnicas como o comprovam os testemunhos documentais. Os materiais agora apresentados configuraram um contributo relevante para o projeto "Gilt Teller: um estudo interdisciplinar multi-escala das técnicas e dos materiais de douramento em Portugal, 1500-1800".

Palavras-chave

Douramentos
Norte Alentejo
Pintores
Douradores

Idioma

Inglês

Título original

Painting with gold: gilders in Northern Alentejo in the 17th and 18th centuries

DOI

10.14568/cp2015015

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Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Monteiro, P. A. R., 'Painting with gold: gilders in Northern Alentejo in the 17th and 18th centuries', Conservar Património 22 (2015) 67-72, https://doi.org/10.14568/cp2015015.

APA:
Monteiro, P. A. R. (2015). Painting with gold: gilders in Northern Alentejo in the 17th and 18th centuries. Conservar Património, 22 67-72. DOI:10.14568/cp2015015.

Chicago:
Monteiro, Patrícia Alexandra Rodrigues. 2015. "Painting with gold: gilders in Northern Alentejo in the 17th and 18th centuries." Conservar Património 22:67-72. doi:10.14568/cp2015015.

NP405:
MONTEIRO, Patrícia Alexandra Rodrigues – Painting with gold: gilders in Northern Alentejo in the 17th and 18th centuries. Conservar Património. [Em linha]. 22 (2015) 67-72 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2015015>. ISSN 21829942.

ABNT:
MONTEIRO, Patrícia Alexandra Rodrigues. Painting with gold: gilders in Northern Alentejo in the 17th and 18th centuries. Conservar Património, Lisboa, v. 22, p. 67-72, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2015015>. Acesso em: .

História

Recebido: 2015-7-15
Revisto: 2015-12-23
Aceite: 2016-1-5
Online: 2016-1-11
Publicação: 2016-1-27

Referências

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12 'Contrato entre D. Maria do Quintal e os pintores de Évora Diogo Vogado e Bartolomeu Sanches para a pintura do tecto da capela do Santíssimo Sacramento, na Sé de Elvas', manuscript, Arquivo Distrital, Portalegre, CNELV04/001, Cx. 25, L.º 58 (1628) 96v.-99v.

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15 'Contrato de douramento do retábulo de Nossa Senhora da Boa Morte na matriz de Castelo de Vide, entre a respectiva confraria e o pintor António Soeiro da Silva bem como a "pintura a fresco do frontispício" e olear as grades da mesma capela', manuscript, Arquivo Distrital, Portalegre, CNCVD01/001, Cx. 18, L.º 67 (1680) 82v.-84v.

16 'Contrato celebrado entre as Religiosas do Convento de Jesus de Monforte com o pintor Agostinho Correia Dinis', Arquivo Distrital, Portalegre, CNCVD01/001, Cx. 21, L.º 85 (1692) 231-232.

17 'Contrato entre a Confraria do Santíssimo Sacramento e o dourador Agostinho Mendes para pintar e dourar a sua capela', Arquivo Distrital, Portalegre, CNELV06/001, Cx. 118, L.º 85 (1706), 113-115v.

18 'Contrato de ensino com o pintor-dourador Manuel Pereira Gavião', Arquivo Distrital, Portalegre, CNALT01/001/Cx. 8, L.º 19 (1753), 11v.-12v.

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2015015


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