English version
N.º 22
2015
pp. 29-40

 

< Anterior Seguinte >

Artigo
Nem tudo o que brilha é ouro: douramento com folha de prata, outro meio para um fim

Tiago Dias1,2,3,*, Elsa Murta2, Cristina Barrocas Dias3, Vítor Serrão1

1 ARTIS-IHA-FLUL - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal

2 Laboratório José Figueiredo, Direção-Geral do Património Cultural, Portugal

3 Laboratório Hercules, Universidade de Évora, Portugal

* tiago.dias.mail@gmail.com

Resumo

Complementando e enriquecendo retábulos e imagens, o uso de folhas metálicas tornou-se paradigmático dos interiores religiosos portugueses nos séculos XVII e XVIII. Apesar do ouro ter sido sempre favorecido desenvolveram-se, simultaneamente, técnicas alternativas para atingir o desejado lustre dourado, com recurso a folhas metálicas brancas cobertas com velaturas coloridas. Referências históricas, presentes em numerosos textos de técnicas artísticas, indiciam que estas técnicas de contrafação são praticadas desde há muito. Pouco mencionado, o processo de prateamento é genericamente descrito como idêntico ao de douramento, sendo dada muito mais atenção aos vernizes dourados a ser aplicados sobre a superfície prateada, o que permite que a sua evolução material e técnica seja seguida. Baseado num inquérito a estas referências, é feito um enquadramento destes desenvolvimentos e da terminologia associada, tendo presente que o fulgor alvo das folhas de prata também brilhou por direito próprio.

Palavras-chave

Silvering
Gilding
Silver leaf
Gold varnish
Douradura

Idioma

Inglês

Título original

All that glitters is not gold: silver leaf gilding, another means to an end

DOI

10.14568/cp2015014

Download

PDF

Importar referência

RIS | Endnote

Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Dias, T.; Murta, E.; Dias, C. B.; Serrão, V., 'All that glitters is not gold: silver leaf gilding, another means to an end', Conservar Património 22 (2015) 29-40, https://doi.org/10.14568/cp2015014.

APA:
Dias, T., Murta, E., Dias, C. B., & Serrão, V. (2015). All that glitters is not gold: silver leaf gilding, another means to an end. Conservar Património, 22 29-40. DOI:10.14568/cp2015014.

Chicago:
Dias, Tiago, Elsa Murta, Cristina Barrocas Dias, and Vítor Serrão. 2015. "All that glitters is not gold: silver leaf gilding, another means to an end." Conservar Património 22:29-40. doi:10.14568/cp2015014.

NP405:
DIAS, Tiago [et al.] – All that glitters is not gold: silver leaf gilding, another means to an end. Conservar Património. [Em linha]. 22 (2015) 29-40 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2015014>. ISSN 21829942.

ABNT:
DIAS, Tiago et al. All that glitters is not gold: silver leaf gilding, another means to an end. Conservar Património, Lisboa, v. 22, p. 29-40, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2015014>. Acesso em: .

História

Recebido: 2015-7-10
Revisto: 2015-11-18
Aceite: 2015-12-21
Online: 2015-12-30
Publicação: 2016-1-27

Referências

1 Oddy, A., 'Gilding through the ages: an outline history of the process in the Old World', Gold Bulletin 14(2) (1981) 75-79, doi:10.1007/BF03214601.

2 Serck-Dewaide, M., 'The history an conservation of the surface coating on European gilded-wood objects', in Gilded Wood: Conservation and History, Sound View Press, Connecticut (1991) 65-78.

3 Ferreira-Alves, N. M., A Arte da Talha no Porto na Época Barroca: Artistas e Clientela, Materiais e Técnica, Arquivo Histórico, Câmara Municipal do Porto, Porto (1989).

4 Clark, G., Symbols of Excellence: Precious Materials as Expressions of Status, Cambridge University Press, Melbourne (1986).

5 Cession, C., 'The surface layers of baroque gildings: examination, conservation, restoration', in Cleaning, Retouching and Coatings: Contributions to the 1990 IIC Congress, ed. J. S. Mills, P. Smith, IIC, London (1990) 33-35, doi:10.1179/sic.1990.35.s1.008.

6 Pacheco, F., Arte de la Pintvra, Sv Antigvedad, y Grandezas, Sevilla (1649), http://archive.org/details/gri_artedelapint00pach (accessed 2015-11-18).

7 Brandão, D. P., Obra de Talha Dourada, Ensamblagem e Pintura na Cidade e na Diocese do Porto: Documentação, 4 vols, Porto (1984).

8 Bruquetas, R., 'Los gremios, las ordenanzas, los obradores', in La Pintura Europea sobre Tabla en los Siglos XV, XVI y XVII: Estudios Técnicos, Ministerio de Cultura, Madrid (2010) 20-24.

9 Richter, M., 'Art-technological source research and scientific examination: a comparative study on the thecnique of coloured glazes applied on metal leaf', in Lüsterfassugen des Barok un Rokoko - Coloured Glazes on Metal Leaf from the Baroque and Rococo, eds. E. Emmerling, M. Kühlental, M. Richter, München (2013) 39-83.

10 Fuente Rodríguez, L. Á., 'Los metales plateados como policromía (las corladuras): análisis-experimentación y restauración', PhD thesis, Universidad del País Vasco (1999).

11 Richter, M., 'Coloured glazes on metal leaf: definition and terminology', in Lüsterfassugen des Barok un Rokoko - Coloured Glazes on Metal Leaf from the Baroque and Rococo, eds. E. Emmerling, M. Kühlental, M. Richter, München (2013) 33-37.

12 Bluteau, R., Vocabulario Portuguez & Latino, 8 vols., Collegio das Artes da Companhia de Jesus, Coimbra (1712-1728), http://purl.pt/13969.

13 Cardoso, M. I. F. P., 'Gesso layers on Portuguese Baroque altarpieces: materials, practices and durability', PhD thesis, Institute of Archaeology, University College London, London (2010).

14 Montón, B., Segredos das Artes Liberais, e Mecanicas, Lisboa (1746).

15 Ordóñez Goded, C., 'El mueble lacado. Métodos europeos hasta el siglo XIX', in Curso sobre Mobiliario Antiguo CD, GE Publicaciones, Madrid (2004), http://ge-iic.com/index.php?option=com_content&task=view&id=39&Itemid=40 (accessed 2015-11-18).

16 Correia, V., Livro dos Regimentos dos Officiaes Mecanicos da Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Lisboa (1572), Imprensa da Universidade, (Coimbra) 1926.

17 Eveno M.; Martin, E., 'Les feuilles mixtes or-argent en peinture de chevalet', in ICOM Committee for Conservation 11th Triennial Meeting, Edinburgh, Scotland, ed. J. Bridgland, James & James, London.

18 Pereira, F., 'O comércio de 'couro dourado'/guadameci entre Córdova e Lisboa: um contrato de venda de 1525', Medievalista Online 13 (2013), http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA13/pereira1304.html (accessed 2015-11-18).

19 Grez, B. D., Traité sur la Peinture Pour en Apprendre la Téorie et Se Perfectionner Dans la Pratique, Toulouse (1699), https://archive.org/details/traitesurlapeint00dupu (accessed 2015-11-18).

20 Macquer, P., Dictionnaire Portatif des Arts et Metiers, Amsterdam (1767), http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6386190r.r=macquer.langPT (accessed 2015-11-18).

21 Nunes, F., Arte da Pintura. Symmetria, e Perspectiva, Pedro Crasbeek, Lisboa (1615), http://ciarte.no.sapo.pt/recursos/tratados/tratados1.html#N (accessed 2015-11-18).

22 Ferreira-Alves, N. M., eO douramento e a policromia no Norte de Portugal a luz da documentacao dos seculos XVII e XVIIIf, in Policromia: a Escultura Policromada Religiosa dos Seculos XVII e XVIII . Estudo Comparativo das Tecnicas, Alteracoes e Conservacao em Portugal, Espanha e Belgica, ed. A. I. Seruya, Insituto Portuges de Conservacao e Restauro, Lisboa (2004) 17-22.

23 Watin, J.-F., LfArt du Peintre, Doureur, Vernisseur., 2nd ed., Paris (1774), https://archive.org/details/lartdupeintredor00wati (accessed 2015-11-18).

24 Caley E. R.; Jensen, W. B., The Leyden and Stockholm Papyri: Greco-Egyptian Chemical Documents from the Early 4th Century AD, University of Cincinnati, Cincinati (2008), http://www.che.uc.edu/jensen/W. B. Jensen/Books/Leyden & Stockholm Papyri.pdf (accessed 2015-11-18).

25 Pellizzari, A., I Trattati Attorno le Arti Figurative in Italia e Nella Penisola Iberica Dallf Antichita Classica al Rinascimento e al Secolo XVIII, Societa. editrice F. Perrella, Napoli (1915), https://archive.org/details/itrattatiattorno01pelluoft (accessed 2015-11-18).

26 Burnam, J. M., A Classical Technology. Edited from Codex Lucensis, 490, The Gorham Press, Boston (1920), http://hdl.handle.net/2027/uc2.ark:/13960/t3kw5913c (accessed 2015-11-18).

27 Phillips, T., eMappae Clavicula; a manuscript treatise on the Preparation of pigments, and on various processes of the decorative arts practised during the middle agesf, Archaeologia 32 (1847) 183-244, https://archive.org/details/archaeologiaormi32sociuoft (accessed 2015-11-18).

28 Merrifield, M. P., Original Treatises, Dating from the XIIth to the XVIIIth Centuries, on the Arts of Painting, 2 vols., London (1849), https://archive.org/details/originaltreatis00merrgoog, https://archive.org/details/originaltreatis01merrgoog (accessed 2015-11-18).

29 Strolovitch, D. L., eO libro de komo se fazen as kores das tintas todas (transliteration)f, in The Materials of the image . As Materias da Imagem, ed. L. U. Afonso, Catedra de Estudos Sefarditas áAlberto Benvenisteâ FL-UL, Lisboa (2010) 213-223.

30 Dioscorides, Acerca de la Materia Medicinal y de los Venenos Mortiferos, Anvers (1555), http://bdh.bne.es/bnesearch/detalle/bdh0000037225 (accessed 2015-11-18).

31 Serck-Dewaide, M., et al, eLes techniques utilisees dans lfart baroque religieux des XVIIe et XVIIIe siecles au Portugal, en Espagne et en Belgiquef, in Policromia: a Escultura Policromada Religiosa dos Seculos XVII e XVIII . Estudo Comparativo das Tecnicas, Alteracoes e Conservacao em Portugal, Espanha e Belgica, ed. A. I. Seruya, Insituto Portuges de Conservacao e Restauro, Lisboa (2004) 119-155.

32 Rodrigues, A. D., eThe circulation of art treatises in Portugal between the XV and the XVIII centuries: some methodological questionsf, in Tratados de Arte em Portugal, eds. R. Moreira, A. D. Rodrigues, Scribe, Lisboa (2011) 21-42.

33 Bonanni, F., Trattato Sopra la Vernice Detta Comunemente Cinese, 2nd ed., Roma (1731), http://archive.org/details/trattatosopralav00buon (accessed 2015-11-18).

34 Piemontese, A., Les Secrets de reverend signeur Alexis Piemontois, de lfimprimerie de Christofle Plantin, Anvers (1557), http://alfama.sim.ucm.es/dioscorides/consulta_libro.asp?ref=X533303655&idioma=0 (accessed 2015-11-18).

35 Falloppio, G., Secreti Diuersi et Miracolosi Raccolti dal Falopia, Venetia (1687), https://books.google.com/books?id=jHY4fxJEneUC (accessed 2015-11-18).

36 Delormois, M., Le Vernisseur Parfait, ou, Manuel du Vernisseur, Paris (1771), http://archive.org/details/levernisseurparf00delo (accessed 2015-11-18).

37 Watin, J.-F., LfArt de Faire et dfEmployer le Vernis, Paris (1772), https://archive.org/details/lartdefaireetdem00wati (accessed 2015-11-18).

38 Fuente Rodriguez, L. A eCorlas o corladurasf, in Tratado del Dorado, Plateado y Su Policromia: Tecnologia, Conservacion y Restauracion, 2nd ed., ed. E. G.-A. Martinez Editorial Universitat Politecnica de Valencia, Valencia (2011) 265-286.

39 Salmon, W. Polygraphice., 8th ed., London (1701), https://archive.org/details/polygraphiceor00salm (accessed 2015-11-18).

40 Stalker, J.; Parker, G., A Treatise of Japaning and Varnishing, Oxford (1688), http://archive.org/details/treatisejapanin00Stal (accessed 2015-11-18).

41 Agricola, F.; Buonanni, F., Trattenimenti sulle Vernici, Ravenna (1788), https://archive.org/details/trattenimentisul00agri (accessed 2015-11-18).

42 Auda, D., Breve Compendio di Maravigliosi Secreti, Venetia (1668), https://books.google.pt/books?id=JY48AAAAcAAJ (accessed 2015-11-18).

43 Stooter, J., Arte de Brilhantes Vernizes, Anveres (1729), http://ciarte.no.sapo.pt/recursos/tratados/tratados1.html#S (accessed 2015-11-18).

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2015014


< Anterior Seguinte >
ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal