English version
N.º 22
2015
pp. 17-27

 

< Anterior Seguinte >

Artigo
Problemas de conservação de esculturas em madeira policromada na Eslovénia

Martina Vuga1,*, Miladi Makuc Semion2

1 National Gallery of Slovenia, Puharjeva ulica 9, 1000 Ljubljana, Slovenia

2 University of Ljubljana, Academy of Fine Arts and Design, Erjavceva cesta 23, 1000 Ljubljana, Slovenia

* martina_vuga@ng-slo.si

Resumo

O território esloveno está directamente exposto às influências culturais italianas e alemãs, que também podem ser detectadas nas obras de arte douradas. A maior parte do património artístico gótico em madeira perdeu-se irremediavelmente, mas muitos altares barrocos dourados, dos séculos XVII e XVIII, sobreviveram com esculturas notáveis. Os conservadores-restauradores enfrentam grandes problemas devido às repetidas intervenções de restauro em muitas dessas obras. Este artigo descreve o tratamento recente, efectuado na Galeria Nacional da Eslovénia, de uma escultura do século XVIII, dourada a água, de um altar que já não existe, que, como é habitual, foi repintada diversas vezes. Este caso ilustra os problemas colocados pela remoção de repintes de motivos dourados.

Palavras-chave

Conservação
Escultura em madeira
Douramento
Remoção de repintes

Idioma

Inglês

Título original

Typical conservation problems of polychrome wooden sculptures in Slovenia

DOI

10.14568/cp2015009

Download

PDF

Importar referência

RIS | Endnote

Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Vuga, M.; Semion, M. M., 'Typical conservation problems of polychrome wooden sculptures in Slovenia', Conservar Património 22 (2015) 17-27, https://doi.org/10.14568/cp2015009.

APA:
Vuga, M., & Semion, M. M. (2015). Typical conservation problems of polychrome wooden sculptures in Slovenia. Conservar Património, 22 17-27. DOI:10.14568/cp2015009.

Chicago:
Vuga, Martina, and Miladi Makuc Semion. 2015. "Typical conservation problems of polychrome wooden sculptures in Slovenia." Conservar Património 22:17-27. doi:10.14568/cp2015009.

NP405:
VUGA, Martina; SEMION, Miladi Makuc – Typical conservation problems of polychrome wooden sculptures in Slovenia. Conservar Património. [Em linha]. 22 (2015) 17-27 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2015009>. ISSN 21829942.

ABNT:
VUGA, Martina; SEMION, Miladi Makuc. Typical conservation problems of polychrome wooden sculptures in Slovenia. Conservar Património, Lisboa, v. 22, p. 17-27, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2015009>. Acesso em: .

História

Recebido: 2015-7-3
Revisto: 2015-10-29
Aceite: 2015-11-11
Online: 2016-1-27
Publicação: 2016-1-27

Referências

1 Zeleznik, M., 'Osnovni vidiki za studij 'zlatih oltarjev' v Sloveniji', Zbornik za Umetnostno Zgodovino 4 (1957) 131-182.

2 Lavriè, A., Ljubljanska Skofija V Vizitacijah 17. Stoletja. Vizitacije Kot Vir Za Umetnostno Zgodovino, Zalozba ZRC, Ljubljana (2007), http://zalozba.zrc-sazu.si/p/337 (accessed 2015-11-11).

3 Resman, B., Kiparstvo Poznega Baroka na Gorenjskem, Zalozba ZRC, Ljubljana (2006).

4 Kavkler, K.; Beslagiæ, P., 'Narodna galerija, Heinrich Michael Löhr, Svetnik s knjigo v desnici (Sv. Janez Evangelist?): poroèilo naravoslovnih preiskav', report, ZVKDS - Restavratorski Center, Ljubljana (2012).

5 Cremonesi, P.; Signorini, E., Un Approccio alla Pulitura dei Dipinti Mobili, Il Prato, Padova (2012).

6 Wolbers, R., Un Approccio Aquoso alla Pulitura dei Dipinti, i Talenti, Il Prato, Padova (2004).

7 Wolbers, R., Cleaning Painted Surfaces. Aqueous Methods, Archetype Publications, London (2003).

8 Cremonesi, P. (ed.), Materiali Tradizionali ed Innovativi nella Pulitura dei Dipinti e delle Opere Policrome Mobili: Atti del Primo Congresso Internazionale Colore e Conservazione - Materiali e Metodi nel Restauro delle Opere Policrome Mobili, Il Prato, Padova (2002).

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2015009


< Anterior Seguinte >
ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal