English version
N.º 20
2014
pp. 11-21

 

< Anterior Seguinte >

Artigo
Avaliação colorimétrica de três adesivos utilizados na consolidação de tintas mate submetidas a envelhecimento artificial

Rosario Llamas*, Demian Ramos San Pedro

Instituto de Restauración del Patrimonio, Universidad Politécnica de Valencia, Departamento de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Camino de Vera s/n, 46022, Valencia, España

* rllamas@crbc.upv.es

Resumo

Dentro do heterogéneo grupo de problemas associados à pintura contemporânea, o caso de superfícies mate pulverulentas apresenta uma complexidade particular, tanto pelas suas características técnicas e propriedades ópticas, como pela significância estética deste tipo de acabamentos. Estas superfícies pictóricas são tecnicamente complexas, dado o elevado risco de alteração irreversível da aparência da superfície tratada e o possível aparecimento de riscos, linhas de maré, alterações da cor e/ou da textura, escurecimento e brilho durante o processo de intervenção. Neste estudo foi feita uma análise colorimétrica para avaliar o comportamento de três adesivos comummente usados na consolidação deste tipo de superfícies pictóricas, para determinar os efeitos do envelhecimento e a fim de quantificar a sua estabilidade em função da natureza, concentração e método de aplicação da substância adesiva. De todos os adesivos, apenas o funori não registou mudanças significativas após envelhecimento.

Palavras-chave

Adesivos
Envelhecimento
Alterações cromáticas
Pinturas pulverulentas
Arte Contemporânea

Idioma

Inglês

Título original

Colorimetric evaluation of three adhesives used in the consolidation of contemporary matte paint after artificial ageing

DOI

10.14568/cp2014002

Download

PDF

Importar referência

RIS | Endnote

Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Llamas, R.; San Pedro, D. R., 'Colorimetric evaluation of three adhesives used in the consolidation of contemporary matte paint after artificial ageing', Conservar Património 20 (2014) 11-21, https://doi.org/10.14568/cp2014002.

APA:
Llamas, R., & San Pedro, D. R. (2014). Colorimetric evaluation of three adhesives used in the consolidation of contemporary matte paint after artificial ageing. Conservar Património, 20 11-21. DOI:10.14568/cp2014002.

Chicago:
Llamas, Rosario, and Demian Ramos San Pedro. 2014. "Colorimetric evaluation of three adhesives used in the consolidation of contemporary matte paint after artificial ageing." Conservar Património 20:11-21. doi:10.14568/cp2014002.

NP405:
LLAMAS, Rosario; SAN PEDRO, Demian Ramos – Colorimetric evaluation of three adhesives used in the consolidation of contemporary matte paint after artificial ageing. Conservar Património. [Em linha]. 20 (2014) 11-21 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2014002>. ISSN 21829942.

ABNT:
LLAMAS, Rosario; SAN PEDRO, Demian Ramos. Colorimetric evaluation of three adhesives used in the consolidation of contemporary matte paint after artificial ageing. Conservar Património, Lisboa, v. 20, p. 11-21, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2014002>. Acesso em: .

História

Recebido: 2014-3-13
Revisto: 2015-1-21
Aceite: 2015-1-22
Online: 2015-2-27
Publicação: 2015-2-27

Referências

1 Llamas, R., Conservar y Restaurar el Arte Contemporáneo. Un Campo Abierto a la Investigación, Universidad Politécnica de Valencia, Valencia (2009).

2 Van de Vall, R., 'Painful decisions: philosophical considerations on a decision-making model', in Modern Art: Who Cares?, Foundation for the Conservation of Modern Art/ Netherlands Institute for Cultural Heritage, Amsterdam (1999) 196-200.

3 Van de Wetering, E., 'Conservation-restoration ethics and the problem of modern art', in Modern Art: Who Cares?, Foundation for the Conservation of Modern Art/Netherlands Institute for Cultural Heritage, Amsterdam (1999) 247-249.

4 Haiml, C., 'Restoring the immaterial: Study and treatment of Yves Klein ìs Blue Monochrome (IKB 42)', in Modern Paints Uncovered, ed. T. J. S. Learner, P. Smithen, J. W. Krueger and M. R. Schilling, The Getty Conservation Institute, Los Angeles (2007) 149-156.

5 Feller, R.; Kunz, N., 'The effect of pigment volume concentration on the lightness and darkness of porous paints', in AIC Preprints of the 9th Annual Meeting, American Institute for the Conservation of Historic and Artistic Works, Washington (1981) 66-74.

6 Hansen, E. F.; Walston, S.; Bishop, M. H. (ed.), Matte Paint. Its history and Technology, Analysis, Properties and Conservation Treatment, Getty Conservation Institute, Los Angeles (1994).

7 Hansen, E.F.; Lowinger, R.; Sadoff, E., 'Consolidation of porous paint in a vapor-saturated atmosphere: a technique for minimizing changes in the appearance of powdering, matte paint', Journal of the American Institute for Conservation 32(1) (1993) 1-14, doi:10.1179/019713693806066519.

8 Michalski, S.; Dignard, C., 'Ultrasonic misting. Part 1, experiments on appearance change and improvement in bonding', Journal of the American Institute for Conservation 36(2) (1997) 109 -126, doi:10.1179/019713697806373208.

9 Michalski, S.; Dignard, C.; Van Handel, L.; Arnold, D., 'The ultrasonic mister. Applications in the consolidation of powdery paint on wooden artifacts', in Painted Wood: History and Conservation, ed. V. Dorge and F. C. Howlett, The Getty Conservation Institute, Los Angeles (1998) 498- 513.

10 Pataki, A., 'Einflussgrößen auf den Farbeindruck von Pudernden Malschichten beim Konsolidieren mit Aerosolen', dissertation, Staatlichen Akademie der Bildenden Künste Stuttgart, Stuttgart (2005).

11 Horton-James, D.; Walston, S.; Zounis, S., 'Evaluation of the stability, appearance and performance of resins for the adhesion of flaking paint on ethnographic objects', Studies in Conservation 36(4) (1991) 203-221, doi:10.1179/sic.1991.36.4.203.

12 Swider, J. S.; Smith. M., 'Funori: overview of a 300-year-old consolidant', Journal of the American Institute for Conservation 44(2) (2005) 117-126, doi:10.1179/019713605806082329.

13 Llamas, R.; Reina, A., 'Study on the application of three adhesives used in the consolidation of contemporary paintings', Conservar Património 13-14 (2011) 27-36, https://doi.org/10.14568/cp13-14_3.

14 Llamas, R.; Reina, A., 'The combined use of the ultrasonic atomizer with low-pressure micro table in the consolidation of contemporary paintings', in Proceedings of the Adhesives and Consolidants for Conservation Symposium, Canadian Conservation Institute, Ottawa (2011) 106.

15 Geiger, T.; Michel, F., 'Studies on the polysaccharide Junfunori used to consolidate matt paint', Studies in Conservation 50(3) (2005) 193-204, doi:10.1179/sic.2005.50.3.193.

16 Melgosa, M.; Pérez, M.; Yebra, A.; Huertas, R.; Hita, E., 'Algunas reflexiones y recientes recomendaciones internacionales sobre evaluación de diferencias de color', Óptica Pura y Aplicada 34 (2001) 1-10.

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2014002


< Anterior Seguinte >
ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal