English version
N.º 18
2013
pp. 55-62

 

< Anterior Seguinte >

Nota
Terminologia associada à conservação e restauro de pintura

Ana Bailão

Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação Académico da Escola das Artes (CITAR), Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal

ana.bailao@gmail.com

Resumo

Em Portugal utilizam-se três termos para definir a fase final de uma intervenção de conservação e restauro: reintegração ou integração, pictórica ou cromática, e retoque. Neste artigo é feito um levantamento de algumas fontes bibliográficas de referência, nacionais e internacionais, de forma a se perceber qual dos três termos é o mais utilizado.

Palavras-chave

Terminologia
Pintura
Intervenção
Reintegração
Integração
Retoque

Idioma

Português

DOI

10.14568/cp2013010

Download

PDF

Importar referência

RIS | Endnote

Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Bailão, A., 'Terminologia associada à conservação e restauro de pintura', Conservar Património 18 (2013) 55-62, https://doi.org/10.14568/cp2013010.

APA:
Bailão, A. (2013). Terminologia associada à conservação e restauro de pintura. Conservar Património, 18 55-62. DOI:10.14568/cp2013010.

Chicago:
Bailão, Ana. 2013. "Terminologia associada à conservação e restauro de pintura." Conservar Património 18:55-62. doi:10.14568/cp2013010.

NP405:
BAILÃO, Ana – Terminologia associada à conservação e restauro de pintura. Conservar Património. [Em linha]. 18 (2013) 55-62 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2013010>. ISSN 21829942.

ABNT:
BAILÃO, Ana. Terminologia associada à conservação e restauro de pintura. Conservar Património, Lisboa, v. 18, p. 55-62, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2013010>. Acesso em: .

História

Recebido: 2013-12-20
Revisto: 2014-2-5
Aceite: 2014-2-13
Online: 2014-2-23
Publicação: 2014-2-24

Referências

1 Signorini, E., 'Fasi finali o nuova tappa del restauro?', in V Congresso Internazionale 'Colore e Conservazione' - Le Fasi Finali Nel Restauro Delle Opere Policrome Mobili, Cesmar7, Saonara (2011) 9-15.

2 Philippot, A.; Philippot, P., 'Le probleme de l'integration des lacunes dans la restauration peintures', Bulletin de l´Institut Royal du Patrimoine Artistique 2 (1959) 5-19.

3 Philippot, P., 'Historic preservation: philosophy, criteria, guidelines', in Preservation and Conservation: Principles and Practices, Preservation Press, Washington, D. C. (1972) 367-374.

4 Philippot, P., 'The fragmented object; lacunae and their integration; archaeology and museum objects', in Historical and Philosophical Issues in the Conservation of Cultural Heritage, ed. N. S. Price, M. K. Talley, A. Melucco Vaccaro, Getty Conservation Institute, Los Angeles (1996) 358-363.

5 Velázquez Thierry, L., 'Terminología en restauración de bienes culturales', Boletín de Monumentos Históricos 14 (1991) 22-49.

6 Mora, P.; Mora, L.; Philippot, P., La Conservation des Peintures Murales, Editrice Compositori, Bologna (1975).

7 Mora, P.; Mora, L.; Philippot, P., Conservation of Wall Paintings, Butterworths, London-Boston (1984).

8 Brandi, C., 'Il trattamento delle lacune della gestalt psychologie', in XX International Congress of History of Art, New York (1961) 149-151.

9 Brandi, C., Teoría de la Restauración, Alianza Editorial, Madrid (1988).

10 Brandi, C., Teoria do Restauro, Edições Orion, Amadora (2006).

11 Philippot, P., 'L'oeuvre d'art, le temps et la restauration', Histoire de l'Art 32 (1995) 3-9.

12 González-Varas, I., Conservación de Bienes Culturales: Teoria, Historia, Princípios y Normas, 5.ª ed., Cátedra, Madrid (2006).

13 Díaz-Berrio, S.; Orive B., O., 'Terminología general en materia de conservación del patrimonio cultural prehispánico', Cuadernos de Arquitectura Mesoamericana 3 (1984) 5-10.

14 Carbonara, G., La Reintegrazione dell'Immagine, Bulzoni Editore, Roma (1976).

15 Sanpaolesi, P., 'Conservation and restauration: operational techniques', in Preserving and Restoring Monuments and Historic Buildings, Unesco, Paris (1972) 149-186.

16 Terán Bonilla, J. A., 'Consideraciones que deben tenerse en cuenta para la restauración arquitectónica', Conserva 8 (2004) 101-122.

17 Brown, A. J. E.; Bacon, A., 'Perspectives on image reintegration', The Paper Conservator 26 (2002) 5-12, doi: 10.1080/03094227.2002.9638617.

18 Brown, A. J. E. (ed.), The Postprints of the Image Reintegration Conference, Northumbria University Press, England (2007).

19 Macarrón, A., Conservación del Patrimonio Cultural. Criterios y Normativas, Editorial Sintesis, Madrid (2008).

20 Mendonça, M.; Lahanier, C. ; Meili, D., Seminaire Narcisse: Actes, Musée d'Orsay - Palais du Louvre, Paris; Arquivos Nacionais - Torre do Tombo, Lisboa (1993).

21 Calvo, A. C., Conservación y Restauración. Materiales, Técnicas y Procedimientos. De la A a la Z, Ediciones del Serbal, Madrid (1997).

22 Conservation of Cultural Property - Main General Terms and Definitions, European standard UNI EN 15898, Comité Européen de Normalisation, Brussels (2011).

23 Bailão, A., 'O gestaltismo aplicado à reintegração cromática de pintura de cavalete', ESC - Estudos de Conservação e Restauro 1 (2010) 129-139.

24 Vieira, A. L., Da Reintegração dos Primitivos Portugueses, Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (1923).

25 Couto, J.; Valadares, M., '''A Salomé" de L. Cranach, o Velho - A intervenção do "Laboratório para o exame das obras de arte" do Museu das Janelas Verdes nos trabalhos preparatórios do restauro de pintura', Boletim da Academia Nacional de Belas Artes 4 (1938) 39-54.

26 Burnay, L. O., 'Algumas considerações sobre o restauro das pinturas antigas', Boletim da Academia Nacional de Belas- Arte 14 (1945) 61-70.

27 Macedo, M., Restauração de Quadros e gravuras, David Corazzi Editor, Lisboa - Rio de Janeiro (1885).

28 Freire, L., 'Elementos para um relatório acerca do tratamento da pintura antiga em Portugal', Conservar Património 5 (2007) 9 -65, https://doi.org/10.14568/cp5_3.

29 'Decreto-Lei n.º 431/89', Diário da República, I Série, 288 (16 de Dezembro de 1989) 5439-5441.

30 'Portaria n.º 623/89', Diário da Republica, I Série, 179 (5 de Agosto de 1989) 3141.

31 Legorburu Escudero, P., 'Criterios sobre la reintegración de lagunas en obras de arte y trascendencia del estuco en el resultado final, según su composición y aplicación', tese de doutoramento, Universidad del País Vasco, Facultad de Bellas Artes (1995).

32 Bergeon, S., Science et Patience, Éditions des Musées Nationaux, Paris (1990).

33 Metzger, C. A.; Maines, C.; Dunn, J. (ed.), Painting Conservation Catalog. Vol. III: Inpainting, American Institute for Conservation, Washington (2011).

34 Ellison, R.; Smithen, P.; Turnbull, R. (ed.), Mixing and Matching. Approaches to Retouching Paintings, Archetype, London (2010).

35 Ruhemann, H., Cleaning of Paintings. Problems and Potentialities, Faber and Faber, London (1968).

36 Matero, F. G., 'Loss, compensation, authenticity: the contribution of Cesare Brandi to architectural conservation in America', Future Anterior, 4(1) (2007), pp. 45-58.

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2013010


< Anterior Seguinte >
ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal