English version
N.º 13-14
2011
pp. 27-36

 

< Anterior Seguinte >

Artigo
Estudo de métodos de aplicação de três adesivos usados em consolidação de pinturas contemporâneas

Rosario Llamas1,2,*, Abraham Reina1,2

1 Instituto de Restauración del Patrimonio, Universidad Politécnica de Valencia,

2 Departamento de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Camino de Vera s/n, 46022, Valencia, España,

* rllamas@crbc.upv.es

Resumo

A consolidação de pinturas contemporâneas é uma prática tão complexa como delicada, principalmente devido à possibilidade de modificar as superfícies pictóricas. Os conservadores, encontram por vezes limitações suscitadas por este problema devido à dificuldade de aplicar adesivos com pincel. Os autores, numa tentativa de dar uma solução prática e útil a este problema, fizeram, neste trabalho, experiências com diferentes adesivos adequados à consolidação de pinturas contemporâneas. Avaliaram igualmente métodos de aplicação diferentes, tendo, todos os testes sido desenvolvidos em camadas pictóricas mal aglutinadas. O estudo com métodos de aplicação combinados foi empreendido para comparar o uso de atomizador ultra-sónico com baixa pressão e de atomizador ultra-sónico sem baixa pressão. Nesta ponto, o estudo apenas quis analisar o desvio de cor e dos parâmetros de brilho para detectar se as superfícies teriam sofrido variações estéticas que interferissem com o conceito das obras. As conclusões mostram que é possível consolidar fortemente camadas pictóricas mal aglutinadas utilizando um adesivo aquoso numa concentração baixa e um atomizador ultra-sónico. A combinação com baixa pressão dependerá da necessidade de uma acção pontual ou geral do adesivo.

Palavras-chave

Pinturas contemporâneas
Adesivos
Consolidação
Novos processos
Conservação

Idioma

Inglês

Título original

Study on application methods of three adhesives used in the consolidation of contemporary paintings

DOI

10.14568/cp13-14_3

Download

PDF | Material adicional

Importar referência

RIS | Endnote

Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Llamas, R.; Reina, A., 'Study on application methods of three adhesives used in the consolidation of contemporary paintings', Conservar Património 13-14 (2011) 27-36, https://doi.org/10.14568/cp13-14_3.

APA:
Llamas, R., & Reina, A. (2011). Study on application methods of three adhesives used in the consolidation of contemporary paintings. Conservar Património, 13-14 27-36. DOI:10.14568/cp13-14_3.

Chicago:
Llamas, Rosario, and Abraham Reina. 2011. "Study on application methods of three adhesives used in the consolidation of contemporary paintings." Conservar Património 13-14:27-36. doi:10.14568/cp13-14_3.

NP405:
LLAMAS, Rosario; REINA, Abraham – Study on application methods of three adhesives used in the consolidation of contemporary paintings. Conservar Património. ISSN 1646043X. 13-14 (2011) 27-36.

ABNT:
LLAMAS, Rosario; REINA, Abraham. Study on application methods of three adhesives used in the consolidation of contemporary paintings. Conservar Património, Lisboa, v. 13-14, p. 27-36, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp13-14_3>. Acesso em: .

História

Recebido: 2011-09-27
Aceite: 2011-11-3Online: 2017-10-3
Publicação: 2012-3-29

Referências

1 Sánchez Ortiz, A., 'Las reglas del juego. Lo monócromo y su conservación', in XIII Congreso de Conservación y Restauración de Bienes Culturales (Congress proceedings, Lérida, 2000), Barcelona (2000) 713-722.

2 Llamas Pacheco, R., Conservar y restaurar el arte contemporáneo. Un campo abierto a la investigación, Universidad Politécnica de Valencia, Valencia (2009).

3 Down, J. L., MacDonald, M. A., Tétreault, J., and Williams, R.S., 'Adhesive testing at the Canadian Conservation Institute - An evalu ation of selected poly(vinyl acetate) and acrylic adhesives', Studies in Conservation 41 (1) (1996) 19-44.

4 Appolonia, L. et al, 'Studio per la caratterizzazione chimico-fisica dei consolidanti. Valutazione delle propietà chimico-fisiche con invecchiamento artificiale di undici adesivi, di origine naturale e sintetica, comúnmente utilizzati come consolidanti nel restauro di beni storico-artistici', in L'attenzione alle superfici pittoriche. Materiali e metodi per il consolidamento e metodi scientifici per valutare l'efficacia. Milano, atti del congresso, 21-22 novembre 2008, ed. D. Kunzelman, Cesmar7, Il Prato, Saonara (2008) 9-32.

5 Roche, A., Ottolini, S., Riggiardi, D., 'Studio meccanico del potere consolidante di alcuni adesivi in rapport a cariche e pigmenti utilizzati in pittura', in L'attenzione alle superfici pittoriche. Materiali e metodi per il consolidamento e metodi scientifici per valutare l'efficacia. Milano, atti del congresso, 21-22 novembre 2008, ed. D. Kunzelman, Cesmar7, Il Prato, Saonara (2008) 137-154.

6 Hansen, E. F., Walston, S., and Bishop, M.H., 'Matte paint, its history and technology, analysis, properties, and conservation treatment', A Bibliographic Supplement to AATA Volume 30 (1993) xiii.

7 Geiger, T. and Michel, F., 'Studies on the polysaccharide JunFunori used to consolidate matt paint', Studies in Conservation 50 (3) (2005) 193-203.

8 Swider, J. R. and Smith, M., 'Funori: overview of a 300-year-old consolidant', Journal of the American Institute for Conservation 44 (2) (2005) 117-126.

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp13-14_3


< Anterior Seguinte >
ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal